sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CONCEPÇÕES DE HOMEM - SÍNTESE

Ao reflectirem sobre os problemas da Psicologia, os grandes teóricos desta disciplina, que constituem grandes marcos históricos, apresentaram diversas concepções de ser humano, dando-nos uma visão do que entendiam ser o Homem.


Wundt diz-nos que o ser humano é um conjunto de processos mentais conscientes, valorizando deste modo a parte racional do homem.

Freud acreditava que o inconsciente era uma instância determinadora dos comportamentos e processos mentais do ser humano. O homem deixa de ser dominado pela razão e surge dotado de impulsos, desejos e pulsões essencialmente de carácter afectivo-sexual e agressiva. Podemos assim dizer, que o ser humano tem como finalidade ou motivação essencial, o prazer. Logo, a personalidade de um indivíduo é determinada, em grande parte, pelo modo como se dá a relação entre o princípio de prazer e o princípio da realidade. Para Freud, somos o que fizemos de nós quando ainda não tínhamos uma identidade definida - mas somos mais o que os nossos desejos e as normas dos outros, essencialmente as os pais, fizeram de nós.


Watson vai criticar Wundt e Freud pelo facto de se apoiarem em métodos de carácter subjectivo, concebendo o homem de maneira diferente às teorias anteriormente expostas: o homem vai ser encarado como um ser passivo, resultado de diversos processos de aprendizagem. Logo, para Watson o homem é um produto social dado que somos o que o meio faz de nós, isto é, a forma como fomos educados e a forma como crescemos num determinado meio, respondendo às situações nele vividas.


Piaget concebeu o ser humano como indivíduo que nasce programado para aprender, mas que não é o simples resultado de processos de aprendizagem. Ao contrário de Watson, o ser humano é um ser activo, curioso, que explora o meio para o melhor conhecer e nele se orientar. Caracteriza-o a necessidade inata de conhecer. O ser humano não é o resultado exclusivo das capacidades geneticamente transmitidas nem somente da influência de factores sociais e educativos.


Bruner afirma que o ser humano é um ser que constrói significados na sua relação com o mundo e que é também produto das narrativas mediante as quais cada cultura se transmite aos seus membros. O homem é o resultado do processo de produção de significados, realizado com o auxílio dos sistemas simbólicos da cultura.

O que é a psicologia