SISTEMA ENDÓCRINO
É um conjunto de glândulas localizadas em várias partes do corpo que produzem e lançam na corrente sanguínea substâncias químicas chamadas hormonas, responsáveis pelo controlo e regulação de varias actividades do nosso organismo.
POR QUE RAZÃO INTERESSA AO PSICÓLOGO O ESTUDO DO SISTEMA ENDÓCRINO?
A) As hormonas são substâncias que activam e determinam diversos comportamentos: condicionam o comportamento sexual, a agressividade, o modo como reagimos ao stress, a capacidade de concentração, a excitabilidade, a emotividade, etc.
B) Mudanças hormonais radicais podem estar na origem de desordens psicológicas ou graves perturbações do comportamento como, por exemplo, a depressão.
C) Alterações hormonais significativas próprias da puberdade e da menopausa traduzem-se em transformações fisiológicas de grande impacto no nosso comportamento.
QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE O SISTEMA NERVOSO E O SISTEMA ENDÓCRINO?
Mediante o hipotálamo grande parte do sistema endócrino é controlada pelo sistema nervoso. Aquela estrutura do protencéfalo está em íntima conexão com uma glândula denominada hipófise (ou glândula pituitária), situada no encéfalo imediatamente abaixo do hipotálamo.
A hipófise é considerada a glândula mestra do S. endócrino (já foi nomeada «cérebro endócrino») porque segrega ou liberta as hormonas (estimulinas) que activam e influenciam a secreção hormonal de glândulas como a tiróide, o pâncreas, as gónadas e as supra-renais. Contudo, em última análise, o regente de grande parte desta actividade estimulante é o hipotálamo. É mediante este «chefe de orquestra» que o sistema endócrino permite ao sistema nervoso coordenar o funcionamento geral do organismo. Se o funcionamento do sistema endócrino depende essencialmente do hipotálamo e, por isso mesmo, do sistema nervoso, não se deve, contudo, pensar que a relação sistema nervoso - sistema endócrino é unilateral. Na verdade, muitas hormonas também influenciam o funcionamento do sistema nervoso. Atribui-se a diferença psicológica entre os sexos a diferentes efeitos que as hormonas sexuais produzem no cérebro. Aspectos da personalidade e do carácter também são profundamente influenciados pelo nível de secreção hormonal de determinadas glândulas endócrinas.
O comportamento sexual é um bom exemplo da forma integrada como os sistemas nervoso e endócrino funcionam: por um lado, depende do funcionamento hormonal das glândulas sexuais e da maturação dos órgãos sexuais; por outro lado, o impulso sexual é da responsabilidade do hipotálamo. Além disso, no comportamento sexual intervêm outras componentes, como a imaginação, a afectividade, a memória, que são da responsabilidade de outras áreas cerebrais.
Em suma, o equilíbrio do organismo depende da actuação articulada do sistema nervoso e do sistema endócrino, actuação regulada pelo hipotálamo.