sábado, 17 de setembro de 2011

PSICÓLOGO, PSIQUIATRA E PSICANALISTA

A Psicologia consiste no estudo do comportamento e dos processos mentais inerentes ao mesmo, ou seja, alia o estudo do comportamento humano aos processos associados ao bem-estar físico e psíquico do indivíduo.
Assim, um Psicólogo é alguém que estuda a ciência do comportamento humano, procurando aplicá-lo em diferentes contextos, nomeadamente, em termos da Prevenção (prevenir o desenvolvimento de problemas, actuando, por exemplo, em termos de comportamentos de risco), Promoção (promover a aquisição de competências específicas junto dos indivíduos, de forma a que estes consigam lidar melhor com as dificuldades e atinjam estabilidade e bem-estar, por exemplo em termos da orientação vocacional dos jovens e adultos permitindo assim oferecer-lhes um leque de possibilidades para que se sintam mais orientados a nível profissional) e Remediação (ocorre quando o problema já se instalou, sendo que, neste caso, o psicólogo, principalmente o Psicólogo clínico a identificar o(s) seu(s) problema(s), ajudando-o a encontrar a melhor forma de lidar com o mesmo, por exemplo, problemas relacionais, luto e perda, problemas de aprendizagem, entre outros). Tem formação em Psicologia e não pode receitar medicamentos, utilizando psicoterapias à base de diálogo e aconselhamento.

Os Psiquiatras são licenciados em medicina que se especializam me Psiquiatria ou em Pedopsiquiatria, estando o exercício da sua profissão enquadrado na ordem dos médicos. Os psiquiatras privilegiam, frequentemente, uma terapia fisiológica com recurso a medicamentos. Podem também recorrer a psicoterapias, aproximando-se, portanto dos psicólogos clínicos. Muitas vezes, o tratamento de uma perturbação passa pela intervenção complementar de um psiquiatra e de um psicólogo.

Os Psicanalistas têm formação em Medicina ou em Psicologia, ou podem ter outro tipo de formação de base. A especialização passa por uma formação específica, que implica uma terapia pessoal longa. No caso português, é a Sociedade Portuguesa de Psicanálise que certifica essa formação. Para além desta instituição, existe ainda a Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica da infância e do jovem. A abordagem dos psicanalistas funda-se nas concepções de Freud, que vamos estudar, e recorre a técnicas do método psicanalítico (associação livre de ideias, interpretações dos sonhos e dos actos falhados, processo de transferência). Concebem os sintomas e a psicopatologia sob o ponto de vista da história de um indivíduo na relação com o inconsciente e tratam a “doença mental” a partir de uma escuta e no âmbito de uma cura analítica que liberta o paciente daquilo que recalcou na infância. Não podem prescrever medicamentos.

O que é a psicologia