sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A TEORIA DE ERIKSON

Erikson demarca-se da concepção de desenvolvimento defendida por Freud por considerar que o fundador da Psicanálise:
·       -  Limitou o desenvolvimento aos períodos da infância e da adolescência;
·       -  Reduziu o desenvolvimento humano à energia da libido;
·        - Não valorizou o papel do meio social e cultural na formação da personalidade do indivíduo.

Na sua opinião, a energia que orienta o desenvolvimento na formação da personalidade do indivíduo não é psicossexual mas psicossocial: defende uma perspectiva psicodinâmica que valoriza a interacção entre o meio social e a personalidade.

1.1. AS OITO IDADES DO HOMEM
Erikson considera que o desenvolvimento decorre desde o nascimento até à morte através de oito idades, oito estádios psicossociais. É a progressão nos estádios psicossociais que explica a construção da personalidade, que acompanha, portanto, todo o ciclo de vida.
Segundo este psicólogo, cada idade ou período de desenvolvimento é caracterizado por tarefas específicas (que é necessário cumprir para se progredir para o estádio seguinte) e pela experiência de determinado conflito, ou crise. É através da resolução do conflito de cada estádio que o indivíduo adquire novas capacidades, que se desenvolve. A resolução positiva, favorável da crise constitui uma aquisição positiva que se manifesta a diferentes níveis: psicológico, emocional e social.
A teoria de Erikson é uma concepção psicodinâmica dado que considera que o ajustamento (experiências positivas) ou desajustamento (experiências negativas) não são definitivas. As experiências subsequentes podem contrariar as vivências tidas em idades anteriores.

1ª IDADE (0-18 meses)

Confiança versus desconfiança
- Este estádio é marcado pela relação que o bebé estabelece com a mãe. Se a relação é compensadora, a criança sente-se segura manifestando uma atitude de confiança face ao mundo.
- Se a relação com a mãe não é satisfatória, desenvolve sentimentos de modo que conduz à formação de uma atitude de desconfiança.
- A crise deste estádio ocorre entre o bebé e a mãe
Questão base: O meu mundo é previsível e protector?
* Vertente positiva – sentimento de confiança relativamente aos outros e ao meio.
*Vertente negativa – suspeita, medo, insegurança.

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2ª IDADE (18 meses-3 anos)

Autonomia versus Dúvida e Vergonha
- Neste estádio, a criança está apta a explorar activamente o meio que a rodeia.^
- Se for encorajada, desenvolve autonomia e auto-suficiência. Se for muito protegida e controlada, desenvolve um sentimento de dependência, de vergonha em se expor, de dúvida em relação às suas capacidades de desenvolver actividades sozinha.
- Depende muito da aprovação das outras pessoas.
- Apresenta o desejo manifesto de independência.
Questão base: Sou capaz de fazer as coisas sozinho, ou preciso de ajuda?
*Vertente positiva – sentimento de auto-suficiência.
*Vertente negativa – falta de independência.

3ª IDADE(3- 6 anos)

Iniciativa versus Culpa


- As crianças tomam iniciativas e desenvolvem as suas actividades sentindo grande prazer quando obtêm sucesso.
- Se não conseguem ou não é favorecido o desenvolvimento das suas iniciativas pela repressão ou punição dos pais, a criança sente-se culpada por desejar comportar-se segundo aos seus desejos.
Questão base: Sou bom ou mau?
* Vertente positiva - capacidade para iniciar acções.
*Vertente negativa – sentimentos de culpabilização pelo que faz e pelo que pensa.
 
 
4ª IDADE (6-12 anos)

Indústria versus inferioridade

- Na nossa cultura predominam as actividades escolares neste estádio.
- Se a criança corresponde ao que lhe é exigido no processo de aprendizagem, a sua curiosidade é estimulada bem como o desejo de aprender. O sucesso desenvolve sentimentos de auto-estima, de competência (indústria).
- Se a criança se sente incapaz de atingir com sucesso as actividades escolares, quando os seus companheiros o atingem, pode desenvolver um sentimento de inferioridade desinvestindo nas tarefas.
Questão base: Sou bem-sucedido ou incompetente?
*Vertente positiva – desenvolvimento do sentido da competência.
*Vertente negativa – falta do sentido de competência; sentimento de inferioridade.

5ª IDADE (15 -17 anos)

Identidade versus Difusão ou Confusão

- A construção da identidade é a tarefa fundamental deste estádio.
- A identidade constrói-se através da experimentação de vários papéis possíveis, o que vai permitir ao adolescente reconhecer-se como pessoa única e distinta de todos os outros.
- Se não consegue definir os papéis que pode ou quer desempenhar, experimenta uma confusão de identidade e de papéis.
- Experiência da moratória psicossocial.
- Integra coerentemente diferentemente papéis e identidades.
Questão base: Quem sou e o que serei?
*Vertente positiva – formação de uma identidade pessoal; reconhecimento de papéis a seguir.
*Vertente negativa – incapacidade de definir papéis a seguir; indecisão, confusão de papéis.

6ª IDADE (18-30 anos)

Intimidade versus Isolamento
 

- Com uma identidade já construída, o adulto desenvolve relações de amizade, de afecto com os outros.
- Geralmente procura uma relação de intimidade com outra pessoa que pode envolver um relacionamento sexual.
- Se não consegue estabelecer esses laços sociais, pode isolar-se distanciando-se dos outros.

Questão base: Partilharei a minha vida com outra pessoa ou viverei sozinho?

*Vertente positiva – desenvolvimento de relações de intimidade (relações amorosas e de amizade).

*Vertente negativa – receio de estabelecimento de relações com os outros evitando compromissos.

7ª IDADE (30-60 anos)

Generatividade versus Estagnação

- Há uma grande vontade de tornar o mundo melhor, de transmitir aos mais jovens valores e propostas num processo de um compromisso social.

- O adulto pode não desenvolver actividades úteis para os outros, preocupando-se apenas consigo próprio.
Questão base: Será que faço alguma coisa que tem realmente valor? Será que sou um bom profissional? Serei um bom pai/mãe?
* Vertente positiva – contributo como membro activo da sociedade; desenvolvimento de interesses e actividades produtivas.
* Vertente negativa – centração em si próprio, desinteresse dos outros.

8ª IDADE ( após os 65 anos)

Integridade versus desespero


- O indivíduo avalia a sua vida podendo experimentar sentimentos de satisfação ou de fracasso.
- O sentimento de integridade ocorre de uma avaliação positiva da sua vida, aceitando a sua existência como valiosa.
- O desespero resulta de uma avaliação negativa da sua vida e da impossibilidade de começar tudo de novo.
Questão base: Vivi uma vida satisfatória ou foi um fracasso?
* Vertente positiva – sentimento de realização face ao passado.
*Vertente negativa – sentimento de que se perderam oportunidades importantes

1.2. O PAPEL DA CRISE NO DESENVOLVIMENTO
O conflito é o reflexo da tensão que existe entre as pressões da sociedade e as necessidades psicológicas do indivíduo. A crise psicossocial ocorre quando surge uma situação em que o sujeito tem de resolver um conflito emocional bipolar (vertentes positiva e negativa).
O indivíduo tem de enfrentar e superar a crise – o desenvolvimento resulta, precisamente, da
resolução das crises que se sucedem nos diferentes estádios do ciclo de vida permitindo a aquisição de novas competências. Em cada idade, em cada ciclo de vida, predominam, como vimos, determinadas tarefas, determinada crise psicossocial, que se reflecte em dois pólos, duas vertentes opostas: uma positiva, outra negativa.
As crises correspondem a períodos, a situações em que dominam conflitos de natureza psicossocial, que tendem a ser superados.
A resolução das crises reflecte-se no equilíbrio psicológico, no desenvolvimento, na vivência de sentimentos positivos. As crises não resolvidas dificultam o desenvolvimento e a resolução de conflitos que podem surgir mais tarde.

EM SÍNTESE
- a personalidade constróise ao longo de oito idades psicossociais. Correspondem a uma progressão que acompanha todo o ciclo de vida desde o nascimento até à morte;
- a energia que orienta o desenvolvimento é psicossocial: defende a personalidade em íntima interacção com o contexto social. É uma perspectiva psicodinâmica;
- cada estádio é caracterizado por tarefas específicas que é necessário cumprir para se progredir para o estádio seguinte;
- cada idade é caracterizada pela existência de dois pólos, duas vertentes opostas: uma positiva, outra negativa;
- nos oito estádios é vivida uma crise, um conflito, que o indivíduo tem de resolver;
- é através da resolução do conflito de cada estádio que o indivíduo adquire novas capacidades, que desenvolve a sua personalidade;
- na quinta idade, a que corresponde a adolescência, a construção da identidade é a principal tarefa;
- o facto de a pessoa se sentir única – porque apesar de ter muito em comum com os outros tem muitas características diferentes – dá-lhe o sentimento de identidade.

O que é a psicologia