terça-feira, 15 de maio de 2012

CONFLITO, TIPOS DE CONFLITO E ESTRATÉGIAS PARA O SUPERAR

Inicialmente, o conflito estava associado apenas a comportamentos e sentimentos negativos, prejudiciais para as pessoas, grupos ou organizações envolvidas. Por este motivo, apresentava um carácter destrutivo, sendo evitado através da influência da autoridade, considerada como meio para superar o conflito.
Nas últimas décadas, a Psicologia, especialmente a Psicologia do Desenvolvimento, tem visto os conflitos interpessoais num panorama positivo. A vivência dos conflitos e as crises que causam e correspondem, geralmente, a procesos de desenvolvimento psicológico.
A psicologia actual encara o conflito como uma tensão que envolve pessoas ou grupos quando existem tendências ou interesses incompatíveis. Para que haja conflito, é necessária uma relação de proximidade entre as partes e uma interacção que justifique o estado de confronto. São várias as origens do conflito. Entre elas destacam-se:

· Divergência de interesses;

· Competição pelo poder;

· Incompatibilidade de objectivos;

· Partilha de recursos escassos;

· Preconceitos e discriminação;
· Desacordo de pontos de vista;
· Percepção do comportamento dos outros como injusto.
A situação de conflito pode assumir o carácter de conflito intrapessoal (conflito interno), conflito interpessoal (conflito entre pessoas) e conflito intergrupal (conflito entre grupos).
A vivência do conflito, corresponde a períodos de angústia e confusão, tensão e insatisfação das pessoas e grupos. No entanto, contrariamente à perspectiva dominante que defendia o carácter negativo do conflito, hoje consideram-se alguns aspectos positivos que advêm deste, tais como:
· Geração de mudança e inovação (que possibilita a evolução, desenvolvimento e dinâmica social);
· Redistribuição das forças e das tensões (que se modificam pelo efeito do conflito), bem como dos meios que permitem a sua solução;
· Impedem a estagnação, estimulando o surgimento de novas ideias e estratégias;
· Permite ao indivíduo uma forma mais adequada, ajustada e dinâmica de integrar a sociedade.
O conflito pode ocorrer entre dois grupos: o endogrupo (grupo a que se pertence) e o exogrupo (grupo a que não se pertence). O facto de o confronto reforçar a concepção de “nós” (necessidade das pessoas verem o seu grupo como “melhor” que qualquer outro), aumenta a coesão do endogrupo e a consequente rejeição do exogrupo. Estas acções podem dar origem a preconceitos e à discriminação.
Não basta o simples contacto entre grupos hostis para se ultrapassar o conflito. O contacto terá que envolver a cooperação, a entreajuda e a interdependência. A cooperação é a acção conjunta que implica a colaboração dos envolvidos para se atingir um objectivo comum.
Existem outras estratégias de se ultrapassar o conflito, tais como:
· Dominação – um grupo impõe unilateralmente a solução a outro grupo;
· Submissão – um grupo cede às exigências do outro grupo;

· Inacção – os dois grupos, ou um deles, escolhem não agir, esperando que o passar do tempo resolva por si só o conflito;
Actualmente, dominam as soluções baseadas na cooperação, mediação e na negociação. A forma como se lida com os conflitos pode decidir, em muitas situações sociais, a segregação ou a integração.

O que é a psicologia