sábado, 17 de setembro de 2011

BOM ANO LECTIVO 2010/2011
Bom Ano lectivo para todos!
Quando se inicia uma disciplina, de imediato se deseja saber de que trata e para que serve.
Uma breve consulta às unidades e aos temas do programa mostrará que esta disciplina nos dará a oportunidade de clarificar noções respeitantes ao nosso eu.
 
TEMA: ANTES DE MIM.
Iniciamos com o tema ANTES DE MIM com uma grande questão: qual a especificidade do ser humano? Esta pergunta é reorientada para cada um de nós: o que aconteceu antes de mim com o processo de evolução do ser humano? O que é que biologicamente confere à espécie humana características específicas? Vamos tentar compreender a especificidade do ser humano do ponto de vista dos factores biológicos, cerebrais e culturais. Antes de nascermos, recebemos no momento da concepção, um património genético que vai exercer uma poderosa influência no nosso desenvolvimento. Ao nascermos, temos à nossa espera uma vasta herança cultural que a pouco e pouco os nossos antepassados construíram. Vamos aprender a ser humanos no interior de um determinado contexto social e cultural constituído por modos de pensar, de agir e de sentir, que são diferentes de outras sociedades e culturas.

TEMA: EU COM OS OUTROS.
Desde que nasce até que morre, o ser humano vive integrado no meio social. Aliás, só sobrevive porque vive em interacção com os outros, num meio construído, modificado, que dá respostas às suas necessidades.
Precisamos dos outros para o nosso bem-estar físico e psicológico ao longo de toda a vida. Somos decididamente dependentes: precisamos de estar com os outros, precisamos que gostem de nós, da sua aprovação, de estar integrados e ser aceites pelos grupos. A presença dos outros, a sua influência, é uma constante no nosso pensamento e no nosso comportamento. Iniciamos este tema com a análise da relação fundadora dos seres humanos: a relação que o bebé estabelece com os seus pais ou com os adultos que dele cuidam. Analisaremos de seguida as relações interpessoais, reconhecendo que é nas relações com os outros que nos tornamos pessoas. Ao longo da vida, vamos formando, perdendo e desfazendo vínculos pelas mais diversas razões. Formamos impressões dos outros, atribuímos causas à sua conduta, temos expectativas sobre o seu comportamento e ideias ou conceitos (representações sociais) acerca de diversos aspectos da realidade que correspondem em certa medida às ideias dominantes na nossa sociedade. Construímos na interacção social atitudes e predisposições comportamentais que nos podem conduzir à discriminação ou à fraternidade, ao conflito ou à cooperação, à atracção ou à agressividade, ao amor ou ao ódio, ao conformismo ou à revolta, à obediência ou à rejeição da autoridade. Esta parte do programa incide, por conseguinte, nas relações sociais, no modo como influenciamos os outros e somos por eles influenciados.

TEMA: EU NOS CONTEXTOS
Vivemos em diversos contextos que constituem uma vasta rede social. Pertencemos a uma família, frequentamos escolas, instituições de diversos tipos e funções. Somos membros de uma dada sociedade. Vivemos num determinado sistema político, económico e educativo. Pertencemos a uma dada cultura com as suas ideias e normas sobre o que é desejável ou indesejável, importante ou secundário. Vivemos num mundo globalizado em que há cada vez mais interdependências. Qual o nosso lugar nestes contextos? Será que nos influenciam todos da mesma forma? E como podemos mudar esses mesmos contextos?

TEMA: A MENTE E A INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES COGNITIVA, EMOCIONAL E CONATIVA.
Neste ponto do programa iremos falar de três tipos de processos mentais: os processos cognitivos, os processos emocionais e os processos conativos.
Nos processos cognitivos abordaremos o modo como percepcionamos o mundo, como memorizamos e recordamos informações, como aprendemos. Qual a importância destes processos para a nossa relação com o meio. Os processos cognitivos preocupam-se com a percepção, aprendizagem, a memória e a inteligência.
Nos processos emocionais iremos focar os estudos de António Damásio, fazendo a distinção entre emoções, afectos e sentimentos e salientar o papel fundamental das emoções no processo de adaptação e comunicação dos seres humanos, assim como nas nossas tomadas de decisão. Iremos também conhecer algumas teorias das emoções.
Os processos conativos são vistos como um conjunto de processos que ligam à execução de uma acção ou comportamento, os processos através dos quais se formam as inquietações, as tendências, as vontades e as intenções para agir e actuar. Aqui daremos especial atenção à motivação que move os indivíduos em direcção a um fim ou objectivo, o que confere propósito, direcção e sentido a uma acção.

TEMA: PROBLEMAS, TEORIAS E CONCEITOS FUNDAMENTAIS: começa com a questão qual a especificidade da Psicologia? Diz respeito à dimensão teórica da Psicologia. Iremos estudar o objecto da Psicologia. Iremos abordar um conjunto de autores que, com as suas concepções e metodologias de investigação, foram marcos da história da Psicologia contribuindo de forma marcante para o seu desenvolvimento e, portanto, para o conhecimento de todos nós.

TEMA: A PSICOLOGIA APLICADA EM PORTUGAL. Este tema diz respeito às diversas formas de intervenção prática dos psicólogos. O que fazem os psicólogos? Em que campos exercem a sua actividade? Iremos abordar algumas áreas de intervenção dos psicólogos e algumas formas de psicoterapia.

Nota: a ordem dos temas não é rígida. Por uma questão metodológica iremos iniciar pelos dois últimos dois temos.

O que é a psicologia