sábado, 17 de setembro de 2011

O OBJECTO DA PSICOLOGIA

A Psicologia é actualmente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. O percurso que conduziu a esta definição foi atribulado e conflituoso. Vários psicólogos de renome, como Wilhelm Wundt, John Watson, Sigmund Freud e Jean Piaget, entre outros, tentaram, de acordo com a sua perspectiva teórica, definir o objecto da psicologia. As divergências de cada autor podem ser entendidas como um progressivo aprofundamento do objecto de uma ciência que estava a dar os seus primeiros passos.
A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais e a relação entre eles. A Psicologia estuda assuntos ligados à personalidade, à aprendizagem, à memória, à inteligência, ao sistema nervoso, às relações inter-pessoais, ao desenvolvimento humano, os processos psicoterapêuticos, o sono e o sonho, o prazer e a dor, a vida e a morte, etc.
 
Analisemos detalhadamente a definição de psicologia:
Estudo científico significa que os psicólogos usam métodos bem organizados para descrever, explicar e interpretar os factos psíquicos. Não se limitam a observar, acumular e catalogar factos.
O comportamento, é tudo aquilo que o indivíduo faz, é uma actividade passiva de ser observada e é acessível aos outros, como andar, sorrir, correr, etc.
Os processos mentais é tudo aquilo que o indivíduo pensa e sente, algo que não pode ser directamente observado (pensamentos, motivações, memória.) e podem ser processos mentais conscientes e inconscientes. Correspondem às experiências subjectivas interiores.
Ambos se influenciam mutuamente. Os processos mentais podem ser estudados mediante a observação de alterações comportamentais em determinadas situações específicas. Por sua vez, os processos mentais podem desencadear determinados comportamentos.
Estudar psicologia é tentar compreender o que fazemos, como pensamos, sentimos, respondemos a problemas e crises, à influência do meio, como aprendemos e nos desenvolvemos intelectual e moralmente, como interagimos com os nossos semelhantes…

O que é a psicologia