terça-feira, 15 de maio de 2012

AGRESSÃO E FORMAS DE AGRESSIVIDADE


A agressividade é o modo mais comum de reagir à frustração, surgindo não só no adulto, mas também na criança e no animal. Assim, é vulgar uma pessoa ofendida insultar ou mesmo bater em quem a ofendeu. Na criança a agressão é acompanhada, na maior parte das vezes, de emoções coléricas expressas por choro, gritos, saltos e bater de pés no chão.

A agressão pode assumir várias modalidades, que tentaremos sistematizar em função de três critérios: o da intenção do sujeito, o do objecto ou alvo a que se dirige e o da forma como se expressa.

Formas de agressividade quanto à intenção do sujeito:
  • Agressão hostil: é um comportamento impulsivo, que visa causar danos ao outro, mesmo que isso não traga qualquer vantagem para o agressor (por exemplo, um condutor bate propositadamente na traseira do automóvel que o ultrapassou).
  • Agressão instrumental: é um comportamento planeado (e não impulsivo), que visa obter algo (por exemplo, um assaltante agride um funcionário do banco, mas o seu objectivo é roubar dinheiro).
Formas de agressividade quanto ao alvo:
  • Agressão directa: dirigida contra a fonte de frustração (por exemplo, a criança bate no colega que lhe tirou um brinquedo).
  • Agressão deslocada: dirigida contra um alvo alheio à frustração (por exemplo, frustrada, uma criança dá um pontapé a um brinquedo).
  • Auto-agressão: dirigida contra si próprio (o suicídio é a forma extrema de auto-agressão).

O que é a psicologia