terça-feira, 15 de maio de 2012

OBEDIÊNCIA E SEUS FACTORES

A obediência é uma mudança de comportamento em resposta a ordens e instruções de alguém reconhecido como autoridade, é a tradução comportamental da influência social na sua forma mais directa e poderosa.
Alguns factores que influenciam a obediência podem ser os seguintes:

a) Proximidade com a figura de autoridade: Quanto mais próxima estiver a figura da autoridade, maior é a obediência: as pessoas sentem-se mais intimidades e obedecem mais.

b) Legitimidade da figura de autoridade: Quanto mais for reconhecida a autoridade, quanto maior for o seu estatuto, o seu reconhecimento e saber, maior é a obediência.

c) Proximidade da vítima: Se houver contacto visual ou auditivo com a vitima da acção, a obediência diminui.

d) Pressão do grupo: A posição do grupo pode aumentar ou diminuir o efeito da autoridade.

e) Sentimento de desresponsabilização: se somos executantes da vontade ou das ordens de outrem, julgamos que ele é quem tem de responder pelos nossos actos.

f) Partilha ou difusão de responsabilidade: Quando vários indivíduos partilham a responsabilidade por um acto, é mais forte a propensão para obedecer.

g) Fraca auto-estima e desejo excessivo de ser aceite: Obedecer é uma forma de satisfazer o desejo de integração num grupo agradando aos seus membros. Em situações confusas e ambíguas é maior a tendência para fazer o que os outros ordenam.
Na Década de 70, foi levada a cabo uma experiência por Stanley Milgram no âmbito da influência social: a submissão à autoridade.

O grau de obediência diminui:
I. Quando outras pessoas desobedecem à autoridade: ver modelos desobedientes reduz a obediência – na experiência, alguns participantes disseram que não sabiam que podiam desobedecer.

II. Quando a figura de autoridade se afasta: na experiência de Milgram, quando o instrutor estava ausente da sala, o grau de obediência diminuía 20%.

O que é a psicologia