terça-feira, 15 de maio de 2012

OBEDIÊNCIA


O desejo de ser aceite leva, algumas vezes, o indivíduo a obedecer, submetendo-se às ordens dos outros. Trata-se de indivíduos que são incapazes de exprimir as suas opiniões ou tomar atitudes em desacordo com o grupo de que se sentem dependentes. Incapazes de tomar decisões, curvam-se às exigências dos outros, esperando vê-los agir para saberem como fazer. Fugindo à rejeição social com medidas meramente defensivas, tais pessoas manifestam exagerado servilismo de condutas, que não podem ser consideradas como exemplos de comportamentos socialmente adaptados.

No que respeita à atitude de obediência, os trabalhos mais conhecidos devem-se a Stanley Milgram, professor da Universidade de Yale.

Conclusão:

A obediência é a tendência das pessoas para se submeterem e cumprirem normas e instruções ditadas por outrem. A obediência é uma mudança de comportamento em resposta a ordens e instruções de alguém reconhecido como autoridade. Alguma obediência é necessária para que uma sociedade ou um grupo funcionem, mas a obediência acrítica pode conduzir a comportamentos e práticas atrozes, desumanas. O problema da obediência é o de saber até que ponto é legítimo obedecer. A obediência é a tradução comportamental da influência social na sua forma mais directa e poderosa.

O que é a psicologia