terça-feira, 15 de maio de 2012

CONFORMISMO E SEUS FACTORES

O conformismo é a tendência das pessoas para aproximarem as suas atitudes e seus comportamentos dos outros elementos grupo, por pressão do grupo.
O conformismo é, então, uma forma de influência social.

Factores do Conformismo:

Existem vários factores que influenciam e explicam o conformismo.

- Unanimidade do grupo:

                A existência da unanimidade dentro de um grupo tende a aumentar a sua influência, dificultando a existência de acções, opiniões e valores contrários aos do grupo. Verifica-se, assim, maior unanimidade. A pressão da unanimidade é exercida sobre os elementos discordantes do grupo, ameaçando, directa ou indirectamente, à exclusão e isolamento destes.

- Natureza da resposta/ contacto visual:

                O conformismo aumenta quando a resposta é dada publicamente; a resistência à aceitação da opinião da maioria é maior quando a privacidade é assegurada.

- Ambiguidade da situação:

                Quando a opinião de um elemento do grupo sobre determinado assunto se encontra pouco fundamentada ou não existe, aumenta a ambiguidade da situação, visto que o indivíduo não tem a certeza sobre o que é correcto. Assim sendo, aumenta o conformismo devido à falta de domínio do assunto.

- Auto-estima:

                Indivíduos com baixa auto-estima, baixa auto-confiança tendem a duvidar mais facilmente da sua opinião; são mais vulneráveis à aceitação rápida e conformista da opinião do grupo.

- Importância do grupo:

                O homem é um ser sociável e como tal é necessário que se sinta aceite num grupo. Para que isso aconteça, altera ou adopta comportamentos, normas e valores. O facto de o grupo ser mais atractivo para um indivíduo aumenta a probabilidade de se conformar.

O que é a psicologia