terça-feira, 15 de maio de 2012

FACTORES QUE INDUZEM À AGRESSÃO


Mecanismos biológicos
– Existem hormonas e outras substâncias que, circulando no sangue, afectam o sistema nervoso activando e inibindo a expressão de agressividade. Apesar disto não se pode afirmar que a agressividade seja transmitida por hereditariedade.

Álcool
– Vários estudos apontam para uma relação entre a embriaguez e a violência. Por razões de ordem biológica, social e psicológica, o álcool desencadeia respostas mais agressivas às provocações.

Temperatura
– De acordo com algumas estatísticas dá-se um aumento da violência doméstica e de crimes mais violentes no Verão, em comparação com o Inverno, e nos dias de mais calor. Em testes laboratoriais, as pessoas reagem mais violentamente às provocações quando expostas a temperaturas mais elevadas.

Cultura
– Oatley defendeu, nos anos 90, que as culturas individualistas eram mais agressivas do que as colectivistas. Numa sociedade onde a violência é valorizada, os indivíduos tendem a ser mais agressivos. As notícias, a banalidade com que se exibem armas, a falta de realismo ao retratar o sofrimento das vítimas, os filmes e séries violentas, o comportamento agressivo dos heróis, são factores que influenciam os comportamentos agressivos.

Podemos apontar outros factores: experiências negativas, provocações, insultos e as humilhações que, afectando a auto-estima, motivam condutas agressivas.

O que é a psicologia