sábado, 3 de dezembro de 2011

Mito - que percentagem do cérebro usamos?

«Há quem diga por aí que só usamos 10% do nosso cérebro, ou 30%...e que se estudarmos muito e o exercitarmos, podemos chegar aos 90%... É tão falso!!! É o seguinte: nós temos um cérebro 100% FUNCIONAL, mas não usamos todas as suas capacidades ao mesmo tempo, como é óbvio: se eu estiver sentada, não estou a usar as pernas, mas elas estão lá e funcionam... Da mesma maneira que se acontecer uma catástrofe qualquer na minha casa, o instinto de sobrevivência do meu cérebro entra em acção...

Não há nada que determine a percentagem que utilizamos do nosso cérebro (já que nem o conhecemos na totalidade).

Há também quem diga que se utilizássemos mais de 90% do nosso cérebro conseguiríamos prever o futuro, mover objectos com a mente... NÃO! Na verdade, se estivermos a utilizar 90% do nosso cérebro temos de, na melhor das hipóteses, estar a correr, a ouvir música, a dar aos braços, a estudar matemática, a memorizar o chão, a contar o número de passos e a dar saltinhos ao mesmo tempo.... Se existem pessoas capazes desses feitos, é porque, como todos sabemos, os cérebros não são todos iguais, e isso não está propriamente relacionado com a percentagem de utilização, mas sim com capacidades sobre-humanas e sobre-desenvolvimento de certas zonas...

Durante a noite é quando o nosso cérebro mais trabalha (o trabalho mental para ele, é como que um descanso). Ninguém sabe porque é que isto acontece. Quando dormimos desligamos todo o mundo físico e o mundo dos sentidos, e ligamos o interruptor do pensamento, dos sonhos, e da actividade cerebral máxima...provavelmente aí também estaremos a utilizar uma grande percentagem do cérebro...

Estes exemplos mostram que existem diferentes situações e contextos em que o cérebro pode estar ou não mais activo, mas não está provado que exista uma percentagem fixa de utilização.

Para comprovar, leiam o livrinho "A Alma está no Cérebro" de Eduardo Punset, ou cliquem no link: How Stuff Works»

PARA SABER MAIS...CADA CÉREBRO É UM PASSO EM FRENTE NA HUMANIDADE!

                                              
Os nossos cérebros são fisicamente diferentes uns dos outros, pois este modifica-se ao longo de toda a vida, consoante as experiências vividas pelo sujeito. Por este motivo, não existem dois cérebros iguais, pois não há no mundo, nenhuma pessoa que seja totalmente igual a outra, e pelo menos até agora, ainda não há ninguém clonado entre nós; e mesmo que existisse, duvido que seria igual ao original. Pois este viveria num outro tempo e lugar, passaria por outras experiências, conheceria outras pessoas, ouviria outras músicas, enfim, teria outra interacção com as pessoas e seus costumes. Nem mesmo nós somos hoje o que fomos ontem. Pois as coisas mudam com uma rapidez impressionante, e por vezes temos mesmos que nos esforçar bastante para conseguir acompanhar este mundo em constante mudança.
Quando nascemos o nosso cérebro não está totalmente desenvolvido, mas é esta prematuridade, este inacabamento, que nos permite uma melhor e mais eficaz adaptação a novas situações ao longo da nossa vida, pois como temos um programa genético aberto, no qual apenas estamos parcialmente programados, ou seja, existe apenas uma programação de índole biológica e não um sistema de instintos que determine o nosso comportamento face a uma determinada situação, temos a possibilidade de nos adaptarmos a um ambiente em mudança, inventando assim novas soluções para os problemas com que nos deparamos, compensando desta forma as nossas limitações anatómicas.
Simultaneamente, desenvolve-se assim um processo de individuação, ou seja, as experiências vividas por cada indivíduo, marcam a estrutura do nosso cérebro favorecendo assim a singularidade. Desta forma, o principal motor de individuação é a plasticidade do cérebro, ou seja, a sua capacidade de se modificar, de se moldar ao longo da vida por efeito das experiências vividas, sempre no sentido de uma melhor adaptação ao meio. Sendo a plasticidade cerebral por sua vez a condição necessária à aprendizagem. E como ser o ser humano é um ser prematuro, pois o processo de desenvolvimento do cérebro continua após o nascimento e desenvolve-se de uma forma lenta, a lentificação constitui uma vantagem, pois possibilita uma maior estimulação do meio, e portanto uma maior aprendizagem, mas apesar de este processo de desenvolvimento ser muito lento, como referi anteriormente, não é pejorativo, pois como somos ser sociais necessitamos da ajuda dos outros, que são fundamentais para a construção do “eu”.
Voltando ao assunto fulcral, o cérebro humano, este está dividido em dois hemisférios, sendo que cada um deles se especializou em funções diversas, contudo funcionam de modo integrado como um todo. Os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo, porque os feixes nervosos se cruzam no caminho.
O cérebro funciona de uma forma sistémica, pois as suas capacidades, não dependem só de si mesmas, mas também do funcionamento integrado das outras áreas cerebrais. Por isso, constatou-se que quando uma função é perdida devido a uma lesão, esta pode ser recuperada por uma área vizinha, designando-se este processo, por função vicariante ou de suplência.
Desta forma, podemos afirmar que o nosso cérebro é um sistema unitário que trabalha como um todo de forma interactiva.
Em suma, cada cérebro é um passo em frente na Humanidade, pois as suas diferenças de sujeito para sujeito ultrapassam as definições genéticas e as experiências vividas por cada um de nós, desde as intra-uterinas, como ao longo de toda a vida são muito diferentes, ou pelo menos atribuímos significados diferentes às coisas, consoante a nossa história pessoal.
A individuação torna as produções culturais mais complexas, pois como todos temos uma maneira de pensar diferente, e arranjamos diferentes soluções para os obstáculos que se apresentam ao longo do nosso efémero percurso de vida, o nosso cérebro desenvolve-se de maneira bem diferente.
Mas, como costumamos dizer na gíria, várias cabeças pensam melhor que uma só, por isso como existem várias pessoas espalhadas pelo mundo a pensarem em formas de tornar este mundo melhor, como por exemplo formas de erradicar determinadas doenças e assim melhorar a nossa qualidade de vida, devíamos aproveitar melhor as capacidades que temos, ou mesmo as capacidades que temos possibilidade de desenvolver; porque apesar deste mundo, muito provavelmente, nunca vir a ser uma utopia, devemos torná-lo melhor a cada dia, e isso está nas mãos dos seres humanos que são a espécie dominante do planeta, e por isso têm o dever de assumir esta posição

SISTEMA NERVOSO CENTRAL

acede aqui para teres acesso ao PPT de apoio ao estudo do Sistema Nervoso Central


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS - GENÉTICA E CÉREBRO

Aqui segue uma segunda ficha de verificação de conteúdos, de Verdadeiros e Falsos, sobre os temas "genética" e "cérebro".

COMO ESTUDAR (SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES)

"O método de estudo é pessoal e leva alguns anos a adquirir; um grande número de alunos ainda não encontrou a melhor forma de rentabilizar o seu tempo e isso é, sem qualquer dúvida, importante. Antes de mais deves cuidar do espaço onde estudas: deve ser sempre o mesmo; confortável sem contudo convidar ao sono, com luz natural, com o material necessário e sem "distractores" (computador ligado de forma permanente, chats, telemóvel disponível para troca de sms, música em volume alto ou até médio, posters que fazem a tua imaginação "voar" mesmo em frente do campo de visão, etc.). Evita que te interrompam e, se for necessário, pede às pessoas que respeitem esse teu tempo. Não são precisas muitas horas de estudo se o fizeres regularmente. Guarda diariamente o tempo necessário para rever e organizar os apontamentos que tiraste e para fazer algum "tpc" que te tenha sido pedido. Não deixes acumular matéria nem adies qualquer tarefa, mesmo que seja muito simples. Se assim fizeres, vais ver que o tempo te parece maior. Reserva uma tarde por semana para um estudo mais profundo; se tiveres sido assíduo às aulas e cumpridor do estudo de revisão diário, vais ver que na maior parte das vezes chega. Como proposta de organização de trabalho sugiro que comeces por seleccionar o material de leitura; divide-o nas partes que correspondem a temas ou subtemas; a partir daí faz uma leitura transversal - lê o início dos parágrafos e procura rapidamente palavras chave: marca, em cada momento, os parágrafos que te parecem mais importantes. Depois da pré-leitura estás preparado para ler o texto integralmente: começa por recordar mentalmente o que já sabes sobre essa matéria pois isso vai facilitar a compreensão do texto. Inicia a leitura tentando perceber cada parágrafo e estabelecendo as relações com o tema (assunto). É natural que ao longo da leitura surjam conceitos novos. Usa um dicionário de Português e um de Psicologia. Interessa-te pelos novos conceitos pois é assim que se faz uma grande parte do trabalho de investigação. Assim que terminares a leitura interroga-te sobre o conteúdo do texto. Imagina questões e responde-lhes; extrai conclusões. O passo seguinte é relacionar esses dados com a matéria que deste: assim asseguras a compreensão global e pormenorizada do tema bem como a memorização. Finalmente, e em função do tipo de matéria que encontrares, produz pelo menos um documento: resumo, esquema, quadro ou texto. Lembra-te que não deves ficar a estudar mais que duas horas sem fazer um intervalo de pelo menos 10 minutos. Procura horários diurnos pois há estudos que revelam melhores resultados aos que o fazem com luz natural. Não deixes de dormir um mínimo de sete horas diárias. Podem parecer pormenores mas é com os detalhes que se consegue a diferença e os melhores resultados."

Francisco Lopes

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS - GENÉTICA E CÉREBRO

Aqui segue uma ficha de verificação/consolidação de conteúdos, com questões de escolha múltipla sobre os capítulos "Genética" e "Cérebro".


Acede aqui

FICHA DE VERIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS - A GENÉTICA

Aqui está uma ficha de escolha múltipla para testar e verificar os conhecimentos relativos a conteúdos da Genética.

Acede clicando aqui

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ATENÇÃO


Encontram-se disponíveis em "documentos de apoio ao estudo " , dois documentos sobre o neurónio e a transmissão da informação nervosa (sinapse).

Um deles, o PPT, podes também ter acesso clicando aqui

O que é a psicologia