A orientação vocacional e profissional deve ser um processo a acompanhar o trajecto escolar, intelectual e emocional dos jovens e não um recurso de última hora, quando estão prestes a enveredar por uma profissão ou um curso superior. Porém, é nestas ocasiões que mais se sentem inquietos quanto à carreira a seguir e que os pais se interrogam quanto ao futuro profissional dos filhos.
O psicólogo de orientação vocacional e profissional deve promover o desenvolvimento dos jovens, contribuindo para que encabecem um projecto de vida que corresponda a uma escolha pessoal bem fundamentada.
Hoje em dia, uma das tarefas mais importantes da orientação vocacional e profissional é consciencializar os jovens das alterações que ocorrem no mundo e na vida, e da necessidade que as pessoas têm de ser flexíveis em termos de reorganização do futuro. No mundo actual, nada é definitivo; não há empregos fixos, carecendo de garantia de continuidade. Aprender, reaprender, estabelecer novas metas, estar disposto a mudar, estar disponível para recomeçar são competências cruciais para a adaptação a uma sociedade em que aquilo que existe de mais estável é a sua eterna mudança