Esta área da psicologia tem como principal objectivo melhorar a eficiência, a satisfação e o bem-estar das pessoas no exercício da sua profissão. Com esse objectivo, e em cooperação com especialistas de diversas áreas, o psicólogo participa em programas que procuram melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os psicólogos organizacionais exercem actividades muito diversas que incluem as seguintes:
1 – selecção de pessoal.
2 – estudo de relações interpessoais.
3 – detecção de conflitos e tensões entre grupos.
4 – alívio do stress.
5 – adaptação dos trabalhadores ao ambiente físico (temperatura, humidade, ruído, luminosidade) e às máquinas que utilizam.
O âmbito de intervenção da psicologia organizacional tem vindo a tornar-se cada vez mais alargado, em correlação com o actual agravamento de problemas relativos à poluição ambiental, à superpopulação, ao aumento de tráfego ou à proliferação de maquinarias e de equipamentos modernos de todo o tipo.
O que alarga também o âmbito da psicologia do trabalho é o desenvolvimento da indústria de bens de consumo como automóveis, brinquedos, telemóveis, aviões, fogões, móveis, detergentes, frigoríficos e computadores, cuja produção tem de obedecer a normas de qualidade e de segurança, de modo a não afectar quem os produz ou quem os utiliza.