quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PSICOLOGIA EDUCACIONAL

A psicologia educacional visa intervir quer a nível da família e da escola quer de outras instituições, com o propósito de melhorar os processos de ensino/aprendizagem e, assim, dar um contributo eficaz para o desenvolvimento global do aluno e das pessoas em geral.

Um dos aspectos mais significativos desta área consiste no estudo de problemas que surgem na educação de crianças e jovens, nomeadamente, dificuldades de aprendizagem, problemas de relacionamento social, conflitos emotivos e motivacionais, etc.

Para ajudar na resolução destes problemas, muitas escolas dispõem de um psicólogo escolar, cujas funções incluem as seguintes:

1. Avaliação das necessidades educativas do aluno.
2. Orientação e aconselhamento escolar e vocacional.
3. Discussão e proposta de medidas que visem a melhoria da acção educativa.
4. Formação e aconselhamento familiar.
5. Intervenção socioeducativa.

Com o conhecimento progressivo das variáveis que influenciam o processo educativo, a psicologia educacional tem-se empenhado mais na prevenção dos problemas do que na sua remediação. Nesse sentido, os psicólogos têm investido na promoção de acções de formação para professores e outros agentes educativos. Tais acções visam debater problemas relacionados com as características dos alunos, com as atitudes dos pais e dos professores e com as estratégias de ensino.

O que é a psicologia